4 sinais de um ataque cardíaco silencioso que você deve prestar atenção

0
18

Se você já viu um filme no qual o ator sofre um ataque cardíaco, provavelmente já o viu por a mão no peito, revirar os olhos e expressar dor intensa antes de cair no chão. No entanto, um ataque cardíaco de Hollywood pode ser diferente de um na vida real.

A dor que você sente por um ataque cardíaco pode ser muito menos dramática – e pode até não ser muito dolorosa. Se você não tem o sinal de dor no peito repentina que todos são ensinados a reconhecer, pode ser confuso. Isso é chamado de ataque cardíaco silencioso.

Isso significa que você às vezes nem saberá que está tendo um, mas ele ainda é perigoso – e apresenta até mesmo risco de vida. Basicamente, ele é como qualquer outro e tão prejudicial quanto. 

Como ele acontece

Seu coração precisa de sangue rico em oxigênio para funcionar. Se a placa (que consiste em gordura, colesterol e outras substâncias) se acumular nas artérias que transportam sangue para o coração, esse fluxo sanguíneo pode ser parcial ou completamente interrompido.

Quanto mais tempo seu coração não tem fluxo sanguíneo, mais danos ocorrem. Como os ataques cardíacos silenciosos podem passar despercebidos, eles podem causar uma quantidade significativa de danos. E sem tratamento, podem ser mortais. 

Conheça estes 4 sinais: 

  1. Dor no peito, pressão ou desconforto

A maioria dos ataques cardíacos envolve apenas uma leve dor ou desconforto no centro do peito. Esses sintomas geralmente começam lentamente e podem desaparecer e voltar. 


  1. Desconforto em outras áreas do corpo

Um ataque cardíaco não afeta apenas o seu coração – você pode realmente sentir os efeitos em todo o corpo, como braços, costas, pescoço, mandíbula e estômago. Esses sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Isso também pode confundir a identificação.

  1. Dificuldade para respirar e tontura

Se você sente que acabou de correr uma maratona mas só subiu as escadas, isso pode ser um sinal de que seu coração não consegue bombear sangue para o resto do corpo. Você também pode se sentir tonto(a) e é possível que desmaie. Embora isso possa acontecer com ambos, é algo mais comum nas mulheres..

  1. Náuseas e suores frios

Acordar suando frio, sentir náuseas e vômitos podem ser sintomas de gripe, mas também podem ser sinais de um ataque cardíaco silencioso. Você pode saber como é a gripe porque já teve uma antes, mas quando algo está lhe dizendo que esses sintomas semelhantes são algo mais sério, ouça. 

Agora que você conhece os sinais silenciosos de um ataque cardíaco, não os ignore. Mesmo que não tenha certeza de que está tendo um, ligue para o SAMU (192) se tiver algum ou vários sintomas. E lembre-se: a melhor maneira de prevenir a condição é por meio de mudanças no estilo de vida e fazendo check-ups.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments