5 dos principais mitos sobre exercícios, o grande aliado do seu coração

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Seu coração é um músculo. Por isso, fica mais forte e saudável se você levar uma vida ativa. O exercício regular pode ajudar a queimar calorias, diminuir a pressão arterial, reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL). 

Pessoas que não se exercitam são quase duas vezes mais propensas a ter doenças cardíacas do que pessoas ativas. Para obter todos os benefícios para a sua saúde e fazer um treino mais seguro, alguns detalhes precisam ser desmistificados. Muitas dessas meias-verdades podem ser prejudiciais e até levar a lesões. 

Mito: Abdominais são a chave para um abdômen “trincado”

Fazer abdominais pode te ajudar a diminuir a gordura da barriga? Especialistas dizem que não. Eles tonificam uma pequena parte do seu abdômen, ajudam a fortalecer os músculos centrais e melhoram sua postura, mas, apesar de muito famosos, não queimam muitas calorias e não ajudam na perda de gordura. 

Você não pode escolher onde gostaria de perder medidas. Para queimar essa gordura da barriga, seu treino deve incluir exercícios aeróbicos (cardiovasculares) e treinamento de força. O cardio e o fortalecimento ajudarão a diminuir o conteúdo geral de gordura corporal.

Mito: Fazer muito cardio é a melhor maneira de perder peso

A perda de peso é sobre as calorias que entram e as calorias que saem. Além de um plano de nutrição inteligente, a mesma combinação de cardio de alta intensidade e treinamento de força são indicados, pois ter mais massa muscular magra ajuda seu corpo a queimar mais calorias em repouso.

Mito: Levantar pesos deixa as mulheres “grandes” ou “musculosas” demais 

As mulheres geralmente têm menos tecido muscular e produzem níveis mais baixos de testosterona do que os homens, o que significa que são fisiologicamente menos propensas a se tornarem musculosas. Se a perda de peso é seu objetivo, o treinamento de força pode ajudar, mas você também deve observar sua dieta.

Mito: quanto mais você sua, mais calorias você queima

Não necessariamente. O suor é uma resposta biológica que resfria a pele e regula a temperatura interna do corpo. Você começa a suar quando sua temperatura central aumenta. A transpiração pode ser o resultado de um treino cansativo, um estúdio superaquecido, a umidade do ar ou sua fisiologia pessoal. 

Mito: Você precisa se exercitar por 45 minutos ou mais para obter um benefício para a saúde

Se você tem apenas meia hora livre por dia – ou mesmo meros 10 minutos – você tem tempo suficiente para reforçar sua saúde cardiovascular. Mais e mais estudos estão indicando que sessões de treino mais curtas podem ser melhores para você. 

Mas, embora isso possa ser suficiente para manter sua saúde geral, você ainda precisará ficar mais ativo na maioria dos dias da semana se estiver tentando perder peso. Para perda de peso, é recomendado que você faça pelo menos 250 minutos de exercícios moderados a vigorosos por semana.

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