5 maneiras de cuidar da sua válvula aórtica do coração

0
4

A maior das quatro válvulas do coração é a válvula aórtica. É ela quem controla como o sangue é bombeado do ventrículo esquerdo para a artéria principal do coração: a aorta. Ela abre e fecha 60 vezes por minuto e nunca para, o que significa que está constantemente sob grande quantidade de estresse.

Com o tempo, esse estresse pode levar ao desgaste da válvula, seja pelo acúmulo de cálcio ou pelo espessamento dela. Se esse segundo se tornar grave o suficiente, uma condição com risco de vida chamada estenose da válvula aórtica pode interferir no fluxo sanguíneo.

Nem todos os problemas com a válvula aórtica podem ser evitados, mas mudanças no estilo de vida podem ajudar bastante a evitar alguns. Aqui estão cinco maneiras de cuidar dessa válvula cardíaca:

  1. Adote uma dieta saudável para o coração

Pessoas com colesterol alto podem ter sua válvula aórtica estreitada muito mais rápido do que aqueles com níveis controlados. Uma dieta rica em alimentos processados, incluindo carboidratos refinados, pode contribuir para o colesterol alto.

O sódio também pode ser um fator de risco. Uma maneira fácil de reduzir a ingestão dele é cozinhar a maioria das refeições em casa, já que 70% do sódio em nossas dietas vêm de alimentos embalados ou de restaurantes.

  1. Mantenha a pressão arterial sob controle

A pressão arterial elevada pode afetar muitas das funções e estruturas do coração, e a válvula aórtica não é exceção. A hipertensão, ou pressão alta, também está associada a um risco aumentado de estenose da mesma. Seu médico pode medir a sua pressão e te ajudar a adotar estratégias para mantê-la controlada.

  1. Pare de fumar

Fumar contribui para uma em cada três mortes relacionadas a doenças cardíacas, então não é surpresa que não seja bom para sua válvula aórtica. O tabagismo pode acelerar o acúmulo de placas nas artérias do coração. Também promove a formação de coágulos sanguíneos e pode aumentar a pressão arterial.

  1. Mantenha seus dentes e gengivas saudáveis

Acredite ou não, manter seus dentes e gengivas saudáveis ​​é importante para as válvulas do coração. Bactérias na boca podem atravessar a corrente sanguínea, entrar no coração e infectar válvulas cardíacas vulneráveis. Uma boa higiene bucal pode prevenir isso. 

  1. Verifique seu sopro cardíaco

Pessoas com sopros cardíacos têm um risco aumentado de doença da válvula aórtica bicúspide. Ela pode levar a complicações graves, como estenose aórtica e aneurisma da aorta. Se você tiver um, converse com seu cardiologista para determinar sua causa subjacente.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments