6 perguntas para fazer ao seu cardiologista durante a consulta

0
64

Consultas médicas podem ser estressantes. A maioria das pessoas, ao sair do médico, imediatamente lembra de algo específico que se esqueceu de perguntar. Isso é normal e acontece, mas conhecimento é poder! 

Por isso, criamos uma pequena lista com guias de conversa para você usar na próxima vez que consultar o seu médico. Leve essas perguntas com você e garanta que sairá sabendo tudo que precisa sobre a sua saúde. 

  1. Como meu histórico familiar afeta minha saúde pessoal?

Compreender sua história familiar é uma ótima maneira de começar sua jornada. Informe o seu médico sobre qualquer histórico de doenças na família, pois isso fará com que ele rastreie essas condições específicas com mais frequência. 

Se você não tem acesso ao seu histórico, tudo bem! Comunique qualquer informação que você saiba. Eles podem te ajudar a vasculhar e talvez até dizer onde mais procurar. 

  1. Como estão meus sinais vitais?

Os sinais vitais incluem sua frequência cardíaca, pressão arterial, frequência respiratória e sua temperatura. Se você estiver indo para um check-up, ele provavelmente só verificará seu pulso e pressão arterial. Se o seu cardiologista não mencionar nada para você depois, significa que está tudo normal.

Você pode até pedir para verificar sua pressão arterial ao final do atendimento. Muitas pessoas têm uma leitura de pressão arterial mais alta no início, devido ao estresse da consulta médica. Isso é chamado de Síndrome do jaleco branco.

  1. Faço o meu melhor para viver um estilo de vida saudável. Posso falar sobre um dia típico meu para ver se há como ser mais proativo?

Sua vida provavelmente é ocupada. Como o bem-estar é multifacetado, pode ser fácil deixar alguma coisa de lado. Fale sobre sua rotina diária e seja honesto sobre isso. Todas as informações são vitais e podem afetar muito a sua saúde. 

Discuta seus hábitos alimentares, quanta água bebe, com que frequência se exercita, quanto dorme, quais são seus níveis de estresse e ansiedade, quanto álcool consome, sua rotina de relaxamento, se você está ou não fumando ou usando quaisquer drogas, etc. 

  1. Preciso de algum exame adicional? Você pode me explicar sobre os exames e o que eles significam?

O jargão médico pode ser confuso e esmagador. Se o seu médico quiser que você faça exames adicionais, não tenha medo de perguntar por que ele acha isso importante e o que os resultados podem significar.

  1. Há algo específico que preciso saber sobre os medicamentos que estou tomando?

Se o seu médico recomendar que você tome certos medicamentos, não se esqueça de fazer perguntas sobre o que está tratando, possíveis efeitos colaterais, como saber se está funcionando e quais as contraindicações. 

  1. Devo agendar uma consulta de retorno?

Esta pergunta é especialmente útil se você e seu médico descobrirem que existem maneiras de melhorar seu estilo de vida. Agendar uma consulta de acompanhamento pode te manter responsável e fornecer provas de como sua saúde flutuou após a implementação das mudanças.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments