Acha que você é muito jovem para ter um ataque cardíaco? Pense de novo

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Se você está na casa dos 20, 30 ou 40 anos, pode acreditar que ainda tem muito tempo antes de começar a pensar sobre a saúde do seu coração e suas chances de ter um ataque cardíaco.

Mas pesquisas mostram que ataques cardíacos – frequentemente associados a homens mais velhos – estão ocorrendo cada vez mais em pessoas mais jovens, especialmente mulheres. Cuidar do seu coração desde cedo não apenas protege você e ele agora, mas também ajuda a garantir um futuro mais longo e saudável.

Isso é o que você precisa saber sobre problemas cardíacos em jovens adultos – e o que você pode fazer para diminuir o risco de ter um ataque cardíaco ainda novo(a):


  • Abaixe a Pressão Arterial

Jovens adultos com pressão arterial um pouco acima do normal podem ter maior probabilidade de ter problemas cardíacos mais tarde na vida, por isso é importante verificar ela pelo menos uma vez por ano. Se a sua pressão for superior a 12/8, você precisa levar isso a sério e consultar seu médico.

  • Abaixe seu colesterol

Assim como a pressão alta, os níveis elevados de colesterol aumentam o risco de doenças cardíacas e derrames (AVCs) nessa população. Obesidade, falta de exercício físico e uma dieta que inclui muito açúcar e alimentos processados ​​são muitas vezes os culpados.

Mudanças no estilo de vida e na alimentação geralmente podem controlar o colesterol. Comece reduzindo a ingestão de gorduras saturadas e trans e coloque seu corpo em movimento. Se a dieta e a atividade física por si só não o reduzirem, seu médico poderá recomendar medicamentos.

  • Pare de fumar

É de conhecimento geral que fumar causa problemas respiratórios e câncer de pulmão. Mas você sabia que também aumenta as suas chances de ter um ataque cardíaco? Fumantes são duas a quatro vezes mais propensos às doenças cardíacas. Se você é jovem e fuma, comprometa-se a parar antes que seja tarde.

  • Trabalhe em direção a um peso saudável

Uma dieta saudável e atividade física são duas das melhores armas que você tem contra a obesidade e doenças cardíacas. Escolha uma dieta cheia de alimentos ricos em nutrientes, como vegetais, frutas, grãos integrais, aves, peixes e nozes, e faça pelo menos 150 minutos de atividade física por semana.

  • Reduza seu estresse

O estresse é uma parte inevitável da vida, mesmo quando você é jovem, mas a forma como você reage a ele pode levar a vários problemas de saúde. Se estressar pode levar a comportamentos e desencadear fatores, como pressão e colesterol altos, sedentarismo e excessos – que aumentam o risco de doenças cardíacas. 

Se exercitar, não fumar, ter uma alimentação saudável e manter uma atitude positiva são boas maneiras de lidar com o estresse e manter o coração saudável.

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