Alimentação e humor: Existe relação entre os dois?

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Você já sentiu fome quando estava com raiva? A comida e o humor afetam um ao outro. É importante entender como eles interagem para que você possa fazer boas escolhas de dieta e evitar comer por impulso ou por alguma causa emocional.

Pense nisso: às vezes, você pode se limitar a uma salada gigante em um bom dia e pegar um pote de sorvete após um encontro ruim ou um dia frustrante no trabalho. Este é um relacionamento delicado e pode sair do controle se você não tomar cuidado, além de prejudicar a sua saúde e também o seu coração.

Veja mais sobre a relação comida-humor e como melhorá-la:

O primeiro desejo

Mesmo que você mantenha uma dieta saudável, é normal desejar guloseimas com alto teor calórico e não saudáveis ​​quando se está estressado ou deprimido. O corpo quer se abastecer para o “modo de combate” quando os tempos ficam difíceis.

Não é de se admirar que uma pizza inteira, um prato com frango frito ou um milkshake de chocolate possam parecer a cura para um dia cansativo – há um motivo pelo qual são chamadas de “comidas de consolo” por alguns.

Ciclo vicioso

Uma refeição menos saudável de vez em quando pode ser boa, mas usar a comida como um mecanismo de escape pode ter prejuízos. Pesquisas mostram que alimentos cheios de gordura e açúcar apenas aumentam a probabilidade de depressão e ansiedade, e isso significa que você só vai querer mais alimentos açucarados para combater o mau humor.

Se o consumo de gorduras e açúcar se prolongar por muito tempo, seu corpo se adaptará a isso e pensará que é normal. Então, quando você tenta começar a comer direito, você pode perturbar seu sistema e irá agravar ainda mais esses sintomas psicológicos.

Quebrando o Ciclo

Existe uma maneira de evitar essa espiral descendente. Da mesma forma que alimentos reconfortantes não saudáveis ​​podem mantê-lo deprimido, alimentos saudáveis ​​podem estimulá-lo.

Em um estudo, a felicidade que vem de comer oito porções de frutas e vegetais por dia foi igual à alegria experimentada por uma pessoa desempregada ao encontrar um emprego. Viu como essa relação é real?

Uma alimentação mais saudável ajuda você a ficar mais feliz

Há efeitos de longo prazo para a saúde mental em comer bem. Escolhas saudáveis, como a dieta mediterrânea, cheia de frutas, vegetais, grãos inteiros e proteínas magras, podem ajudar a manter a depressão sob controle, estabilizando o humor e mantendo você fora da zona de perigo – onde parece que apenas uma sobremesa pode salvar o dia.

 

 

 

 

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