Estações do ano: Para mais benefícios, compre seus alimentos de acordo 

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Todos sabem que frutas e vegetais são uma parte importante de uma refeição bem equilibrada. Ricos em vitaminas, fibras e minerais, esses petiscos e acompanhamentos coloridos ajudam a controlar o peso e a pressão arterial.

Um alimento cultivado fora de época também precisará de produtos químicos, como agrotóxicos, fertilizantes ou sementes transgênicas. Eles não são muito saudáveis, possuem menos fibras e nutrientes e favorecem a contaminação do solo e da água. 

Ter uma variedade de produtos frescos em sua dieta é essencial, mas às vezes navegar pelo seu mercado ou feira local pode ser cansativo. Os preços mudam, o sabor e às vezes até a aparência deles. Se cultivados na época certa, são mais saborosos e nutritivos – ou seja, mais saudáveis. 

Criamos um guia para te ajudar a encontrar as frutas e vegetais mais frescos, pensando em cada estação: 

Verão

  • Frutas: abacate, abacaxi, ameixa, banana-maçã, banana-nanica, carambola, coco verde, figo, framboesa, fruta do conde, goiaba, jaca, laranja-pêra, maçã, mamão, maracujá, melancia, nectarina, pêra, pêssego, seriguela, tangerina e uva.
  • Verduras: acelga, alface, alho-poró, cebolinha, coentro, couve, endívia, escarola, hortelã, repolho, rúcula e salsa.
  • Legumes: abóbora, abobrinha, beterraba, cará, chuchu, gengibre, inhame, jiló, milho verde, nabo, pepino, pimentão, quiabo e tomate. 

Outono

  • Frutas: abacate, ameixa, banana-maçã, carambola, jaca, kiwi, laranja-lima, maçã, mamão, pêra, tangerina e uva.
  • Verduras: agrião, alface, alho poró, almeirão, brócolis, escarola, erva-doce, louro, nabo e repolho.
  • Legumes: abóbora, abobrinha, batata doce, berinjela, beterraba, cará, cenoura, chuchu, gengibre, inhame, mandioca, mandioquinha, milho verde, nabo, pepino, rabanete, palmito e tomate.

    Inverno

  • Frutas: abacaxi, banana-nanica, caju, carambola, kiwi, jabuticaba, laranja lima, laranja-pêra, maçã, mamão, mexerica, morango e tangerina.
  • Verduras: agrião, alho-poró, brócolis, chicória, coentro, couve, couve-flor, erva-doce, escarola, espinafre, louro, mostarda, orégano, rúcula e salsão.
  • Legumes: abóbora, abobrinha, batata doce, cará, cenoura, ervilha, fava, inhame, mandioca, mandioquinha, milho verde, nabo, palmito, pepino, pimentão e rabanete.

Primavera

  • Frutas: abacaxi, ameixa, acerola, banana-nanica, banana-prata, caju, cereja, coco-verde, damasco, figo, framboesa, graviola, jaca, jabuticaba, kiwi, laranja-pêra, limão, lichia, maçã, mamão, manga, maracujá, melancia, melão, nectarina, pêssego, romã, tangerina e uva.
  • Verduras: alho-poró, almeirão, brócolis, catalonha, cebolinha, chicória, coentro, couve-flor, endívia, erva-doce, espinafre, folha de uva, hortelã, mostarda, orégano, rúcula, salsa e salsão.
  • Legumes: abóbora, abobrinha, alcachofra, aspargos, batata doce, berinjela, beterraba, cenoura, cogumelo, ervilha, fava, inhame, maxixe, nabo, pepino, pimentão, rabanete, tomate, tomate-caqui e vagem.

 

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