Matriarcas em foco: 5 maneiras de apoiar, aliviar e lembrar delas neste Dia das Mães

0
4

As mamães merecem um descanso. Não é novidade que a maternidade é estressante, mas especialistas em saúde dizem que é seguro afirmar que a pandemia piorou as coisas. 

Em 2020, uma pesquisa do Pew Research Center mostrou que as mães eram mais propensas a relatar dificuldades em cuidar dos filhos do que os pais. Em março de 2021, outra pesquisa da Kaiser Family Foundation descobriu que mais da metade das com filhos em idade escolar afirmaram que o estresse afetou sua saúde mental.

Então, para este Dia das Mães, siga esse conselho – seja você filho(a), parceiro(a), amigo(a), vizinho(a) ou mãe também:

1 – Reconheça o estresse

Ele também afeta as pessoas fisicamente. Isso afeta o coração, os vasos sanguíneos e o sistema cardiovascular como um todo. O bem-estar dos pais depende muito do bem-estar de seus filhos, mas o estresse vem de fontes além do nosso controle. Por isso, não se deve esperar que uma mãe lide com isso sozinha.

2 – As famílias podem ajudar

Membros da família devem procurar maneiras de compartilhar a carga de tarefas, especialmente à medida que as crianças crescem. O tempo pessoal de uma mãe, voltado para o autocuidado, deve ser priorizado. Quando se divide as obrigações, a sobrecarga física e emocional diminui. 

3 – Se priorize também

Pode ser impossível priorizar a si mesmo quando seus filhos têm necessidades, mas isso também é necessário. É preciso cuidar da própria saúde física e mental. Isso beneficia a todos, inclusive o bem-estar dos demais familiares. Portanto, tenha um momento só seu, ainda que precise encaixá-lo em situações aleatórias do dia. 

4 – Homenageie aquelas que não estão mais aqui 

Devido à Covid-19, muitas crianças estão sob os cuidados de pessoas que não são seus pais – e ser sensível a isso é importante. Tanto os pequenos como muitos adultos estão vivendo o primeiro (ou um dos primeiros) Dia das Mães sem elas presentes. Isso é algo difícil independente da idade. Ofereça companhia e apoio.

5 – O esforço deve ser conjunto

Muitos desafios enfrentados pelas mães vão além do que uma pessoa sozinha pode fazer. A pandemia trouxe a necessidade de reimaginar um futuro com políticas estabelecidas para proteger pais e filhos. O trabalho em equipe, da sociedade e indivíduos, é uma maneira de mostrar amor e apreço pelas mulheres neste dia.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments