As artérias coronárias são as que fornecem oxigênio e nutrientes ao coração. Elas podem acumular placas e se tornar estreitas, assim como outras artérias do seu corpo.
No entanto, se o fluxo sanguíneo das artérias coronárias for limitado, o coração pode não receber uma quantidade suficiente de oxigênio e nutrientes e pode não funcionar adequadamente. Esse bloqueio é chamado de doença arterial coronariana, também conhecida como doença coronariana.
Com o tempo, a condição faz seu coração trabalhar mais e pode enfraquecer o músculo cardíaco. Para proteger seu coração, é importante que você reconheça os sintomas e faça o que puder para prevenir e diminuir o risco da doença:
Sintomas comuns:
- Dor no peito
- Dor que irradia para o braço, ombros, pescoço, mandíbula ou costas
Fatores de risco
Os fatores de risco incluem níveis elevados de colesterol e triglicerídeos, pressão alta (hipertensão), diabetes, tabagismo, sedentarismo, excesso de peso, alimentação inadequada e estresse.
Para diminuir o risco de doença arterial coronariana, siga estas dicas:
- Pratique exercícios regularmente
- Coma uma dieta saudável
- Mantenha um peso corporal saudável
- Pare de fumar
- Encontre tempo para relaxar
Procure atendimento especializado com um cardiologista se você ou alguém que você conhece tiver sintomas de doença arterial coronariana.