Trabalho híbrido: É possível ser saudável em casa e no escritório?

0
3

Primeiro, muito se falava sobre como ficar em forma e saudável conciliando uma rotina de trabalho no escritório. Então, quando a pandemia começou, os conselhos se voltaram para como fazer isso enquanto se trabalha de casa. À medida que a era do trabalho híbrido – atuar em ambos os lugares – se instala, o que fazer?

Há muitas compensações de saúde, dizem os especialistas. É possível obter os benefícios de ambos, mas também adquirir problemas e preocupações em potencial. A palavra chave, aqui, é equilíbrio. 

Um relatório divulgado recentemente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que o isolamento do trabalho em casa pode levar ao esgotamento e à depressão, e pediu aos empregadores que promovam ambientes de trabalho saudáveis, bem como apoio aos trabalhadores domésticos.

Uma faca de dois gumes

Trabalhar sozinho em vez de em um escritório pode afetar a saúde em ambas as direções. Não ter um supervisor ou regras no local de trabalho pode deixar alguém livre para beber álcool ou fumar mais do que antes. A geladeira logo ali pode ser uma fonte de comida saudável – ou um lixo de fácil acesso.

Mas um ambiente doméstico pode oferecer mais flexibilidade para fazer pausas, levantar-se e movimentar-se, um fator chave para combater os efeitos negativos do trabalho sedentário – o que também beneficia o seu coração. 

Até mesmo o ato de se deslocar até o trabalho pode oferecer vantagens e desvantagens. Embora as pessoas possam aproveitar o tempo economizado por não ir até o escritório, alguns ainda preferem fazer a viagem. Isso porque há uma pausa e transição, criando uma fronteira entre um e outro.

Onde quer que o trabalho seja feito, alguns hábitos saudáveis ​​devem ser lembrados:
  • Interagir com colegas de trabalho, pessoalmente ou virtualmente, ajuda a diminuir a ansiedade e o estresse.
  • Criar um espaço de trabalho saudável, com cadeiras de qualidade, boa iluminação e um ambiente com design ergonômico, é importante – seja no escritório ou na mesa da cozinha. 
  • Ficar sentado em qualquer lugar por muito tempo é uma má ideia. Levante-se, alongue-se e faça pausas para exercícios.

Se o trabalho híbrido veio para ficar, espera-se que os empregadores ajudem a tornar o espaço de trabalho doméstico o mais eficaz possível. Cada funcionário tem uma situação e recursos diferentes. Busque organizar sua vida profissional para que seja a mais produtiva e saudável possível.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments